logo federação
45 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes Validador
NOTÍCIAS
voltar ao menu
DESEMPENHO DOS ATIRADORES MARANHENSES NA COPA ALFREDO LÁLIA FILHO
23/09/2020
Realizada de 17 a 20 de setembro de 2020, a Copa Alfredo Lália Filho, transcorreu com tranquilidade e dentro do esperado para uma competição que ocorre dentro de uma época de Pandemia.

Este formato de Copa, substituiu o formato anterior, de Etapa do Campeonato Brasileiro, face a impossibilidade de todos os locais de prova do Brasil poderem sediar as etapas ao mesmo tempo, devido a impedimentos causados pelo COVID 19.

Ela homenageou com muito merecimento ao Sr. Alfredo Lália Filho, hoje o árbitro Internacional brasileiro de maior respeito e prestígio dentro do Brasil e também em nível mundial.

No Maranhão ela ocorreu concomitantemente com a 8ª Etapa do Campeonato Maranhense On-Line de Carabina e Pistola, que teve como sedes os Clubes CLAM, CAPETIM, CCPETI, CBTD e 7.62.

Foram 386 inscrições, sendo 190 pelo CLAM, 50 pelo CBTD, 61 pelo Clube 7.62, 41 pelo CCPETI e 44 pelo CAPETIM.

Pelo desempenho por Clubes, tivemos o CLAM como maior pontuador, com 75 pontos obtidos pelas equipes com atiradores filiados a este Clube. Foi seguido pelo CAPETIM com 40 pontos obtidos, vindo o CITEP 7.62 de Imperatriz, com 24 pontos. O CBTD de Balsas teve 22 pontos e o CCPETI de Imperatriz teve 21 pontos.

Tudo isso já servindo de grande preparatório para a temporada de 2021, quando será colocado em disputa o Campeonato de Clubes da FMTE, além da realização da Final do Campeonato Maranhense, disputa esta que definirá o título dos futuros campeões maranhenses.

Nesta etapa tivemos destaque mais uma vez para o time de carabineiros olímpicos vindos especialmente do CAPETIM, que alcançaram o título de campeões da Copa Alfredo Lália Filho, vencendo por equipe as provas de Carabina 3x40 e Carabina de Ar Olímpica.

Rui Manuel Duarte, José Augusto Carvalho e Paulo Victor Cavalcante foram os nossos campeões nesta que é a prova da elite mundial nas carabinas olímpicas .22, a prova de Carabina 3 Posições ou Carabina 3x40, que consiste de 120 disparos em 3 posições, sendo 40 na posição de Joelho, 40 na posição Deitado e 40 na posição de Pé, a uma distância de 50m, em um tempo total de prova de 3h15m, em alvos de papel.

Além de vencermos a desafiadora prova de Carabina 3x40, vencemos também outra prova de elite do tiro, que á a Prova de Carabina de Ar Olímpica, com Rui Manuel Duarte, Sérgio Paulo Guimarães e Anthony Sérgio Guimarães, que em disputa com mais outras 4 equipes, trouxeram para o Maranhão esta brilhante e inédita conquista.

Um parabéns bem grande aos nossos atiradores Olímpicos de armas longas do Maranhão.

Paralelo a eles, temos em gestação um futuro e promissor time de atiradores olímpicos de armas curtas, que está bem motivado e que vem participando e procurando evoluir nessa tão prestigiosa modalidade, que é a Pistola de Ar Olímpica.

Estão animados e estimulados pelas instalações do estande olímpico do CLAM, recém inaugurado, e que só agora vem sendo utilizado adequadamente.

Os atiradores Maxuel Araújo, Misael Guimarães, Raimundo Jones, Francisco Raimundo Brito, Anália Garrido e Marcela Almeida, vem se esforçando para superar os primeiros entraves e se adequar para enfrentar o desafio de uma preparação séria em uma prova Olímpica. O esforço deles está sendo correspondido pela FMTE, que disponibilizou até a pessoa do presidente para ser o treinador e orientador direto desta equipe.

Outro destaque nessa competição foi a prova de Duelo 20” Light – Pistola Calibre Maior, que teve a participação de 42 atletas, e foi vencida pelo atirador de Balsas, Alessandro Arruda, que vem gradualmente se destacando e aumentando seus resultados. E ele foi seguido de perto pelo atirador de Imperatriz, do clube 7.62, Ícaro Pires, que também vem se revelando uma surpresa, alçando o nome de seu clube ao destaque no campeonato maranhense. Parabéns aos dois atiradores.

Nas provas de Rifle Internacional, na prova de CMP Sporter Mira Fechada, tivemos como destaque, a terceira colocação do jovem Alexandre Braga, na categoria principal, contribuindo para a segunda colocação por equipes do Maranhão, que contou também com José Augusto Carvalho e Johnson Willis, completando a equipe.

Já nas Provas Nacionais, nas carabinas, o Maranhão voltou a ter grande desempenho. Valendo parabenizar o desempenho de nossa carabineira solitária, Juliane Chaves, que nos representa tão dignamente, alcançando grandes resultados, e servindo de inspiração para que mais mulheres participem de nosso esporte.

E vale ressaltar o desempenho fantástico que nossos jovens carabineiros Marcelo Duarte e Júlio Ferreira, vem alcançando prova após prova. Resultados de gente grande e que se mantém sempre em alto nível. Lembrando que Marcelo está retornando após longos anos de ausência nos estandes.

Além deles, também contribuindo fortemente para as equipes de arma longa, temos Emir Wendler, que definitivamente entrou para equipe maranhense de tiro.

Nos duelos, a participação maranhense nesta Copa foi mais tímida. Tivemos uma belíssima classificação na classe B, sênior, da prova de Duelo 20” Pistola Calibre Maior, com o primeiro e segundo lugar, conquistadas por Alessandor Arruda e Emir Wendler, respectivamente, ambos oriundos do Clube Balsense de Tiro Desportivo, da cidade de Balsas.

Outra bonita classificação no Duelo 20” Revólver Calibre Menor, na Classe A Sênior, foi com Wissam Maalouf, que obteve o 1º lugar individual, com o resultado de 195 pontos.

Por equipes, fomos campeões em três modalidades e vice-campeões em outras quatro modalidades.

Resultados por Equipes

Carabina de Ar Olímpica – 1º Lugar - (Rui Duarte-Paulo Guimarães-Anthony Guimarães)

Carabina 3x40 – 1º Lugar - (Rui Duarte-Paulo Victor – José Augusto Carvalho)

Carabina Mira Aberta 50m - Calibre Menor Custom – 1º Lugar - (Marcelo Duarte-Júlio Ferreira-Emir Wendler)

Carabina Mira Aberta 50m - Calibre Menor Sporter – 2º Lugar - (Marcelo Duarte-Emir Wendler-Júlio Ferreira)

Carabina Mira Aberta 25m Sporter – 2º Lugar - (Marcelo Duarte-Emir Wendler-Júlio Ferreira)

Carabina Mira Aberta 25m Custom – 2º Lugar - (Marcelo Duarte-Júlio Ferreira-Juliane Ferreira)

Carabina CMP Sporter Mira Fechada - 2º lugar – (Alexandre Braga-José Augusto Carvalho-Johnson Willis)


Parabéns a todos os nossos atiradores esportivos, extensivos também a todos os árbitros, diretores e presidentes de Clube que ficam nos bastidores promovendo e organizando as competições.

Saudações esportivas e até a próxima etapa em outubro.
fonte: FMTE

Instrutores Credenciados Wir Equipamentos Gregory Armeiro Camping & Cia Paula Carvalho - Avaliação Psicológica Blog Tiro Olímpico Blog Primeiros Tiros
Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Validador
Biblioteca  |  Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes

Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B
Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441
(98) 98118-1188 whatsapp